Nesta semana estive presente na E-show 2012, um evento que tinha tudo pra ser um sucesso, mas que infelizmente pecou pelas palestras pouco relevantes que sempre nivelam para baixo o conhecimento do público presente. Mas o que gostaria de destacar neste post são 2 assuntos que estiverem presentes em várias palestras e conversas pelo evento: Amazon no Brasil e Zappos.

A Amazon no Brasil é uma realidade e em breve ela estará nas telas dos computadores e tablets dos consumidores brasileiros, sedentos por seus produtos, independente dos nossos problemas locais, como logística, fraudes, impostos, etc. Você, dono de um e-commerce, terá um grande concorrente em muito pouco tempo. Esteja preparado para isso.

Agora vamos aos fatos. Zappos. Sou fã dos caras, devorei o livro Delivering Happiness – www.deliveringhappiness.com – e acho que sim, a Zappos é um puta case de como atender bem. E ainda irei fazer o programa de intercâmbio que eles oferecem.

Mas o fato é que muita gente precisou da Zappos para abrir os olhos e perceber o quanto seu cliente é importante. Você não precisa ser a Zappos! Você não é e nunca será a Zappos! Você só precisa entender uma coisa: O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO, mesmo quando ele estiver errado. Apenas inspire-se na Zappos para tornar a experiência da venda e PRINCIPALMENTE de pós-venda algo inesquecível para o consumidor. Não perca seu tempo tentando ser quem você não é. Tenha sua própria personalidade. Atendendo bem ou mal, sua marca sempre estará na cabeça do consumidor. Mas será ao atendê-lo bem que certamente ele retornará até você.