Campanha pela liberação da adrenalina autoinjetável começa em todo o país.

Uma campanha nacional chamada Adrenalina Brasil está sendo promovida pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) e visa sensibilizar o Ministério da Saúde e a Anvisa para a necessidade de termos em nosso país a adrenalina autoinjetável, já que ela é o único medicamento capaz de salvar uma pessoa que esteja com crise de anafilaxia. Hoje, a única forma de conseguir o medicamento é importando de outro país ou no pronto-atendimento de hospitais, quando o paciente chega com o quadro de anafilaxia. “Se, durante uma reação anafilática, a pessoa não conseguir chegar a tempo ao hospital, ela pode ir a óbito. Por isso, a nossa luta para que a Anvisa autorize o registro e comercialização desse importante medicamento”, explica a Dra. Elaine Gagete Miranda da Silva, Coordenadora da Comissão de Anafilaxia da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). A Adrenalina Brasil está sendo promovida em forma de abaixo assinado, que será encaminhado ao Ministério da Saúde. O documento já conta com mais de 6.000 adesões e está disponível no site da ASBAI para quem quiser participar: http://www.asbai.org.br/secao.asp?id=898&s=51. A ASBAI tem por tradição batalhar por causas que impactam diretamente a vida de pessoas alérgicas. Entre as conquistas recentes está a aprovação da mudança na rotulagem de alimentos.

O que é anafilaxia?
Anafilaxia é uma reação alérgica sistêmica, grave e rápida, desencadeada geralmente por um alérgeno (alimento, medicamento, venenos de inseto, etc.), e se caracteriza pela diminuição da pressão arterial, taquicardia, alterações respiratórias, acompanhada ou não de edema da glote e urticária. A reação anafilática pode ser provocada por quantidades minúsculas da substância alergênica. O tipo mais grave de anafilaxia — o choque anafilático — pode ocasionar a morte, devido à falência cardiocirculatória, caso o paciente não seja socorrido a tempo. Mais informações sobre anafilaxia podem ser obtidas pelo site www.anafilaxiabrasil.com.br

Sobre a ASBAI
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

Serviço
Twitter: @asbai_alergia
Facebook: Asbai Alergia
Site: www.asbai.org.br