Segundo a Wikipedia, o esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo “pirâmide” que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, às custas do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro italo-americano Charles Ponzi (ou Carlo Ponzi).

Neste artigo de Joseph Perla, recomendado pelo meu colega Rene de Paula, ele questiona: Seria o Facebook é um esquema de Ponzi? Leia um trecho do artigo abaixo, o restante está no link indicado no final do post…

“… O Facebook possui enormes receitas. De fato, os relatórios recentes diz que o Facebook é muito rentável. Isto aumenta tanto o seu respeito no mundo, bem como a sua valorização. No entanto, esses retornos, na realidade, são insustentáveis. Eles existem e são sustentados da mesma maneira que os esquemas de Ponzi. O Facebook é um esquema Ponzi…”

continua…

“… Alguma vez você já comprou um anúncio de Facebook? Eu tenho. Eu tenho conversado com muitas pessoas que têm. Nós gastamos centenas de dólares, muitos gastaram milhares ou até mais. Eles são inúteis. Ninguém nunca olha para eles, e ninguém clica neles. Acabei de falar com alguém que estava tentando promover um livro. Ele descobriu que lhe custou mais de US $ 100 em anúncios para vender um livro…”

Leia aqui o artigo completo (em inglês)
http://www.jperla.com/blog/post/facebook-is-a-ponzi-scheme