Em algumas das empresas que trabalhei, e em empresas aonde grandes amigos trabalham, é muito comum o conflito entre duas áreas importantes: o Comercial e o Marketing.O Comercial achando que sabe tudo, o Marketing cagando regras, o Comercial agindo de maneira independente, o Marketing querendo botar ordem na casa, o Comercial dando um foda-se pro Digital, o Marketing implorando para ser ouvido e respeitado, o Comercial pensando no curto-prazo, o Marketing pensando no médio e longo-prazo. Enfim, um conflito sem fim, aonde ninguém tem razão, aonde todos estão certos e que ambos precisam se entender, urgentemente, pois um PRECISA do outro.

Nesta semana pensei muito sobre o tema e quis escrever algo a respeito. Infelizmente a falta de tempo, um feriado religioso e um evento da empresas me impediram de transformar as idéias em palavras. Fui então consultar meu oráculo, o mestre Ricardo Jordão Magalhães, o cara da BizRevolution. Para minha (agradável) surpresa, o seu post de hoje era exatamente sobre este assunto. Ele escreveu um excelente artigo com 15 tópicos fundamentais sobre o tema Marketing X Vendas e recomendo fortemente que você leia e releia. Acesse aqui http://goo.gl/TXAVi

Outro artigo que recomendo a leitura é o “Marketing X Vendas. Cuidado! Esta briga pode destruir sua empresa”, de autoria de Amalia Sina e publicado no site Mundo do Marketing. Leia aqui: http://goo.gl/Jy7NP

Termino o post com um pensamento do consultor Albírio Gonçalves:
“Importante citar que marketing não é apenas publicidade e propaganda. Pensar somente no curto prazo não garante a continuidade de uma empresa, pensar apenas no longo prazo não permite que a empresa sobreviva. O desafio das áreas de vendas e marketing é conseguir conciliar as suas estratégias, trabalhar em conjunto, potencializar os recursos, melhorar os resultados do negócio e criar condições para o crescimento sustentado.”