Um dia desses um amigo recebeu o seguinte e-mail da escola de seu filho: “recebemos reclamações que alguns pais não estão recebendo nossos emails… por favor, se você for um deles, favor procurar a secretaria da escola”.

Para muitos isso é uma situação surreal, mas ela é um reflexo claro de muitas pequenas e médias empresas (e algumas grandes), afinal, uma escola também é uma empresa. O fato é que muitas destas empresas se comunicam por e-mail e dependem desta ferramenta para enviar avisos importantes para seus clientes.

Porém, nem sempre o e-mail é a melhor opção para este tipo de necessidade, afinal, existem as famosas e excelentes ferramentas anti-spam e existem os funcionários (e empresários) que insistem em colocar centenas de pessoas na cópia e na cópia-oculta do e-mail, causando o bloqueio da mensagem em diversos provedores. Além de outros motivos, obviamente.

Existem no mercado excelentes ferramentas que podem ajudar esta escola e as outras milhares de empresas que passam por este problema. Abaixo, indico algumas delas. Antes, um aviso: muitas das dicas aqui citadas serão banais para muitos usuários mais experientes de internet, porém, bem úteis para o nível de usuários que queremos atingir com este post.

  1. Google Groups: com esta ferramenta do Google é possível criar um grupo on-line e na página do grupo você poderá oferecer arquivos, criar páginas, e muito mais.
  2. WebDesk: Ferramenta da Locaweb para comunicação eficaz entre a empresa e seus clientes, com alertas via e-mail, personalização e muito mais.
  3. Edmodo: Plataforma de comunicação entre professores e estudantes (ou pais de alunos).
  4. E-mail Marketing Locaweb: Excelente ferramenta enviar mensagens com segurança para grupos de e-mails.
  5. Class.io: Professores compartilhando recursos com estudantes (ou pais de alunos).
  6. Thinkfinity: Milhares de recursos gratuitos para professores, pais e alunos.
  7. Nicenet: Permite compartilhar documentos, agendas, link… ideal para trabalho em equipe.
  8. Collanos: Para gerenciar projetos cadastrando as mensagens, notas e outros canais de comunicação entre os membros.
  9. Writewith: Para compartilhar documentos, tarefas e discussões.
  10. Ning: Ferramenta para criação de comunidade on-line, com diversos recursos super úteis.
  11. SchoolRack: Para você a comunicação entre professores, pais e alunos.

Espero que as dicas acima sejam úteis e caso você conheça alguma outra ferramenta interessante, compartilhe conosco!