nubank1

Uma das primeiras coisas que aprendi quando trabalhei na Locaweb e levei para a vida foi o conceito “Kiss”, que significa “Keep It Simple, Stupid”. Trata-se de um princípio que valoriza a simplicidade em um projeto e que defende que toda a complexidade desnecessária seja descartada. Este mesmo princípio eu passei a adotar nas outras empresas que trabalhei e também repasso esse conceito aos meus alunos da ComSchool para que usem em seus projetos de E-commerce.

E nada melhor do que explicar um conceito através de um caso real.

Recentemente me tornei cliente da Nubank, uma empresa de cartão de crédito, como tantas outras no mercado. Mas com um diferencial: a simplicidade, o Keep it Simple, o “Inutilia Truncat”. Começando pelo site – www.nubank.com.br – você verá algo apenas com o que é realmente necessário, pouco texto, poucas imagens, explicações rápidas e diretas e com uma usabilidade simples e fácil.

Seguindo a mesma linha vem o App, por onde você pede o seu cartão, de forma simples e rápida, sem burocracias inúteis. Você precisa apenas informar seus dados pessoais, tirar uma foto do seu documento pessoal, definir qual será o seu limite de crédito e esperar pela aprovação (ou não) do cartão.

Uma vez aprovado, em poucos dias você recebe o cartão e acesso completo ao App, por onde você irá controlar todos os seus gastos, bloquear/desbloquear o uso, acompanhar as faturas, fazer um chat com o pessoal do atendimento, entre outras funcionalidades. Uma das coisas legais do App é que através dele você acompanha em tempo real os seus gastos do cartão, sabe o local exato onde a compra foi realizada e pode personalizar o nome dos estabelecimentos, suas categorias e adicionar tags e emojis.

app-nubank

Como falei, a principal característica do Nubank é a simplicidade, por isso eles não usam absolutamente nada de papel. Ao receber o cartão pelo correio, você receberá apenas o cartão. Não vem manual, contrato, folhetos ou adesivos. Não vem fatura impressa pelo correio. Não te mandam malas-diretas. Você apenas recebe um alerta pelo App informando que a fatura está fechada, podendo pagá-la usando o código de barras ou, se preferir, poderá imprimir um boleto na sua impressora.

Uma outra coisa bem legal é a transparência. Recentemente viajei para o exterior e usei o cartão em diversos estabelecimentos. Ele me informou em detalhes o que eu estava pagando, como IOF e taxa de câmbio. Além disso o Nubank tem suporte 24 horas através de chat, e-mail e 0800.

Por conta de toda essa simplicidade e economia, eles não cobram nenhum tipo de taxa. Não tem anuidade. O cartão tem a bandeira da Mastercard Platinum e por conta disso possui todos os benefícios da bandeira. A única coisa que ainda faz muita falta é um programa de milhagem. Espero que isso eles possam resolver bem rápido, pois é um dos benefícios mais desejados e usados por quem tem um cartão de crédito.

Este não é um post patrocinado. É apenas um review de um produto que usei, gostei e recomendo.

E não se esqueça: KEEP IT SIMPLE, STUPID!