“De Yuri Gagarin a Márcio Pontes” conta a história da exploração espacial e do primeiro homem a viajar ao espaço; evento ocorre no CEU Paraisópolis. Veja abaixo algumas imagens da exposição…

Neste sábado, 12 de abril às 11h, a comunidade de Paraisópolis recebe a exposição “De Yuri Gagarin a Márcio Pontes”. A mostra, que conta em fotos e textos as missões russas e a participação brasileira em algumas dessas, é uma realização do consulado russo com parceria da União dos Moradores e Comércio de Paraisópolis (UMCP) e acontecerá no CEU Paraisópolis (Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva) e terá duração de um mês. O evento é uma homenagem ao cosmonauta russo que completa no sábado 53 anos do primeiro voo do homem ao espaço.

Konstantin Biryukov, vice-cônsul da Rússia e um dos responsáveis por trazer essa exposição para a comunidade, disse que Paraisópolis é exemplo na luta contra problemas sociais e desigualdade. “Gararin veio de família simples que morava em área rural da Rússia. Graças ao seu trabalho e dedicação, tornou-se um grande explorador do espaço e uma das maiores personalidades do mundo. Vejo muito esse espírito nessa comunidade de São Paulo”.

O vice-cônsul visitou Paraisópolis e conheceu a sede da UMCP e alguns dos projetos promovidos pela entidade como a Escola do Povo e o Ballet de Paraisópolis. “Acreditamos que entre os alunos deste centro também tem o seu Yuri Gagarin e Marcos Pontes que, através do exemplo destes dois grandes exploradores, decidam dedicar sua vida a servir seu país e se tornar grandes cientistas, cosmonautas ou cidadãos dignos de seu estado”, diz Biryukov.

Gilson Rodrigues, presidente da UMCP, ressalta a importância em promover parcerias para levar cultura e educação aos moradores de Paraisópolis. “A educação é o principal fator para a promoção da cidadania. O consulado russo compartilha essa visão e juntos promoveremos cada vez mais o conhecimento entre as nossas culturas”.

Abertura da exposição “De Yuri Gagarin a Márcio Pontes”
Quando: 12 de abril às 11h
Onde: CEU Paraisópolis, Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n

 

Sobre a UMCP
Fundada em 1983, a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) atua na defesa dos interesses da comunidade e na promoção de iniciativas voltadas à melhora das condições de vida das pessoas que residem no local. Por meio de programas de alfabetização, qualificação profissional, inclusão digital, projetos culturais, de esporte e lazer, acesso a emprego, saúde e habitação, a entidade trabalha diretamente na promoção de oportunidades para o desenvolvimento sócio- econômico de jovens e adultos. Para saber mais, acesse www.paraisopolis.org