No último sábado, após atualizar o meu iPhone 4 para a versão 5.1.1, ele simplesmente perdeu o sinal e assim permaneceu por muitas horas. No princípio achei que era problema do local aonde eu estava, com poucas janelas e muitos prédios ao redor. Porém, o problema persistiu por todo o domingo. Fiz vários testes, retirei e coloquei o chip, reiniciei, enfim, fiz tudo que nos recomendam fazer quando ligamos para o suporte. Nada funcionou.

Nesta segunda, procurei no Google casos similares ao meu e para minha surpresa encontrei muita gente com o mesmo problema. Donos de iPhone 4 e 4s que simplesmente ficaram sem sinal e em muitos casos sem o SIM card reconhecido. Infelizmente a Apple do Brasil, bem como as operadoras, estão pouco preocupadas – pra dizer a verdade nada preocupadas – com esta situação. E só existe uma forma de resolver o problema: ir até uma loja da sua operadora e EXIGIR a troca do chip. Tudo voltará a funcionar.

Ontem, ao visitar a loja da Claro no Shopping Iguatemi, o funcionário que me atendeu já estava acostumado com a situação e me mostrou uma sacola com centenas de chips que foram danificados em casos similares ao meu. Segundo ele me informou uma das possíveis causas é o aquecimento do aparelho que danifica o chip. Verdade ou não, só a Apple pra confirmar.