Com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia de gestão entre micro e pequenos empreendedores, sistema permitirá organizar e profissionalizar operações de vendas online.

O Mercado Livre lançou, para micro e pequenos vendedores, um sistema de gestão (ERP) que os permitirá organizar e profissionalizar suas operações. O sistema, que recebe o nome de Mercado Back Office Express, é o principal resultado da aquisição da empresa KPL Soluções, realizada dois anos atrás, que previa o desenvolvimento de um produto que apoiasse micro e pequenos empreendedores (com volumes de cerca de 300 vendas por mês). O sistema é gratuito, e nesta fase inicial está disponível aos vendedores que atuam no marketplace do Mercado Livre. Em uma segunda fase, uma versão do Express será oferecida também ao e-commerce como um todo, atendendo a lojas online próprias e outros marketplaces.

O Mercado Backoffice Express oferece ferramentas que automatizam as etapas de recebimento de pedidos; emissão de nota fiscal e cálculo de impostos; controle de fluxo de caixa; controle de estoque; conferência de pedidos e emissão de etiqueta de postagem. Com essas fases automatizadas e agilizadas pelo sistema, o empreendedor terá uma economia média de tempo de 75 horas por mês. Segundo estudos realizados pelo Mercado Livre junto a seus vendedores, um pequeno empreendedor do e-commerce chega a gastar o equivalente a 10 dias no mês para fazer a gestão de suas vendas. Com o sistema ERP esse tempo é reduzido para o que equivale a um dia no mês. Outra vantagem é a redução de erros humanos durante a operação, evitando retrabalho, custos extras e trocas ou devoluções de produtos (logística reversa).

Com o lançamento desse produto, o Mercado Livre apresenta ao mercado a mais nova área de negócios de seu ecossistema: o Mercado Backoffice, responsável por desenvolver tecnologias para a gestão no comércio eletrônico. A nova unidade atenderá, com este lançamento, todos os portes de vendedores: micro e pequenos, com o ERP lançado hoje; e médias e grandes empresas de e-commerce, com o sistema KPL Enterprise já conhecido por centenas de clientes e o motivador inicial da aquisição. À frente dessa nova área, está o executivo Renato Pereira.

“Temos pesquisas que mostram que a demanda por tecnologia de gestão entre os vendedores pequenos é enorme. E os pontos críticos para eles são o controle financeiro e o de estoque. Se essas duas partes não caminharem bem, todas as outras ficam comprometidas, dificultando um crescimento sustentável”, afirma Renato. Outro objetivo do ERP é dar ao vendedor mais tempo para atender seus clientes, negociar com novos fornecedores, se planejar mais. “Na ponta, o consumidor final é o grande beneficiado, porque vai contar com uma melhor experiência de compra”, completa.

“Os micros e pequenos empreendedores do Mercado Livre já vêm registrando crescimento médio de 41% ao ano, de acordo com as últimas pesquisas encomendadas pela companhia ao Ibope Conecta. Ou seja, são lojistas extremamente competentes. Esperamos ajudá-los a conquistar percentuais de crescimento ainda maiores”, afirma Helisson Lemos, presidente do Mercado Livre no Brasil.

Democratizando o e-commerce com um ecossistema de serviços – Com o lançamento do sistema ERP Mercado Backoffice Express, o Mercado Livre fortalece o seu portfólio de serviços oferecidos aos vendedores do seu marketplace. Desde o lançamento do Mercado Pago, sistema de pagamentos, em 2004, o Mercado Livre vem ampliando essa oferta de serviços para além da plataforma de marketplace. De lá para cá, o Mercado Livre vem oferecendo serviços de Classificados, Publicidade, criação de lojas online, logística e, agora, sistemas de gestão.

Oferecer um ecossistema forte de serviços para o e-commerce é um dos principais fatores do crescimento da companhia no país – que foi de cerca de 60% nos últimos três trimestres de 2016. “São esses serviços que melhoram constantemente a experiência de comprar e vender no marketplace do Mercado Livre. Vendedores de todos os portes e segmentos têm acesso ao ecossistema, e quem ganha com isso, no final, é o consumidor”, afirma Helisson.

Os vendedores do Mercado Livre que se enquadram no perfil de usuários do Mercado Backoffice Express podem obter mais informações sobre o novo produto e se cadastrar para uso pelo site: www.mercadobackoffice.com.br

PESQUISA MERCADO LIVRE/IBOPE CONECTA MOSTRA QUE 77% DOS MICROS E PEQUENOS EMPREENDEDORES DO COMÉRCIO ELETRÔNICO CRESCERAM 41% EM VENDAS EM 2016

Em 2017, 94% dos entrevistados esperam crescer seus negócios online a uma média de 35%; além disso, 48% afirmam que pretendem fazer novas contratações este ano.

A terceira edição do estudo Mercado Livre /IBOPE Conecta, realizado com 512 empreendedores MPMEs (Micros, Pequenas e Médias empresas) em todo o Brasil aponta que 77% dos entrevistados que declaram ter crescido em vendas registraram um crescimento médio de 41%. Vinte por cento não registraram crescimento e 3% não souberam responder.

O otimismo aumenta na comparação com os anos anteriores: 94% dos entrevistados esperam crescer neste ano – a uma média de 35%. Este é o maior percentual de entrevistados otimistas registrado na pesquisa (em 2016, 84% dos entrevistados apostavam crescer suas vendas; e em 2015, 87%). As principais razões para o crescimento das vendas são, para eles, a diversificação dos produtos à venda (77%), a oferta de frete grátis (38%); participações em promoções (36%); e a oferta de formas de pagamento mais atraentes.

Existe também um otimismo em relação ao crescimento do setor de e-commerce como um todo: 79% dos entrevistados acreditam que o setor crescerá em média 25%. Entre os fatores mais apontados por eles estão a percepção de maior segurança na compra online (76%); aumento no número de pessoas com acesso à internet (69%); crescimento no número de usuários de smartphones e tablets (64%); maior investimento em marketing (57%); e a busca por mais ofertas online no cenário atual da economia (56%).

Entre os empreendedores que não consideram a possibilidade de crescer em 2017, os fatores apontados são relacionados à economia brasileira (“instabilidade econômica”; instabilidade política”; retração do consumo”; “diminuição do poder de compras”).

Ao contrário do ano anterior, os empreendedores se mostram mais dispostos a aumentar suas equipes em 2017. No ano passado, 37% planejavam realizar contratações – percentual que passa para 48% nas expectativas para este ano. A parcela de entrevistados que não pretendia contratar em 2016 (27%) passa, em 2017, para 20%. As que não sabem responder passam de 37% para 32%. Apesar disso, as equipes se manterão pequenas: 59% possuem até três funcionários; 9%, de quatro a cinco; 8%, mais de seis; e 25% são empresários que trabalham sozinhos. Nos últimos três anos, houve uma redução na quantidade de empresários que têm de quatro a cinco funcionários (de 16% em 2015 para 9% em 2017).

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

Os empreendedores pesquisados são do perfil MPMEs (Micros, Pequenas e Médias Empresas). O faturamento anual dos entrevistados tem as seguintes variações: 33% faturam abaixo de R$100 mil; 32% faturam de R$ 100 mil a R$ 250 mil; 14% de R$ 250 mil a R$ 500 mil; 10% faturam de R$ 501 mil a R$ 1 milhão; 6% de R$ 1 milhão a 2 milhões; e 4% faturam acima de 2 milhões por ano.

Sobre a atuação no Mercado Livre, 52% dos entrevistados têm empresa formada (pessoas jurídicas); 29% atuam como MEI – Micro Empreendedor Individual e 19% como pessoa física – número menor que o registrado nas duas pesquisas anteriores: 22% em 2016 e 40% em 2015. Entre os vendedores multicanais, 49% apontam o Mercado Livre como o responsável pela maior parcela das suas vendas online.

A média de idade dos respondentes é de 38 anos. A faixa etária predominante é de 26 a 35 anos, representando 35% da amostra; 34% têm de 36 a 45 anos; 20% têm 46 anos ou mais e outros 11% têm até 25 anos. As principais regiões dos respondentes são: Sudeste (74%) e Sul (21%), seguidas por Centro-Oeste e Nordeste, com 2% cada; e Norte, com 1%.