Brasil vai replicar evento israelense que reunirá equipes multi-tarefas para criar soluções tecnológicas que auxiliem pessoas com deficiência.

tom-sp-590x266

Buscando o estímulo à inovação no setor de Tecnologia Assistiva, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo realizará, entre os dias 28 e 30 de novembro, o TOM São Paulo, iniciativa inspirada no projeto TOM Israel (http://tomisrael.org), realizado na cidade de Nazaré. A abertura oficial acontecerá no dia 29 de novembro às 9h, com a presença do Cônsul de Israel Yoel Barnea.

O evento reunirá, em um único espaço, nas dependências do Departamento de Engenharia de Produção da Poli/USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 1445, Butantã –Cidade Universitária), durante três dias, especialistas de diferentes áreas de atuação, profissionais das áreas de tecnologia e reabilitação (engenheiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, designers, profissionais de TI, arquitetos, entre outros) e pessoas com deficiência, buscando unir esforços na elaboração de projetos/protótipos que criem novas soluções, para melhorar a qualidade de vida de pessoas com limitações motoras, visuais, auditivas ou intelectuais.

Como será o evento:

Serão apresentados seis problemas/desafios, para serem alvo dos trabalhos das equipes multitarefa que participarão do evento. Essas equipes serão responsáveis, por intermédio da troca de conhecimento e experiências, bem como de seus talentos diferenciados, por elaborarem projetos alinhados às situações apresentadas. Trata-se de grande oportunidade para que sejam vislumbrados e elaborados novos conceitos e soluções tecnológicas, tendo em vista sua potencial transformação em produtos disponíveis à população, bem como para o fomento a toda a cadeia produtiva nacional do setor.

Saiba mais sobre o projeto em: http://tom-sp.org/ e http://tomisrael.org

Veja abaixo um video de uma das edições do evento:

Confira a programação completa:

28/NOV
– 18h00: Coquetel de boas-vindas – Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Portâo 10 – Barra Funda, no Memorial da América Latina.

29/NOV
– 09h00: Sessão de abertura (Poli) -(Av. Prof. Luciano Gualberto, 1445, Butantã –Cidade Universitária)
– 09h30: Apresentação dos desafios
– 10h00: Planejamento dos trabalhos
– 10h30: Trabalho em grupo
– 12h30: Intervalo
– 14h00: Trabalho em grupo
– 16h00: Intervalo
– 18h00: Balanço e encerramento dos trabalhos
– 20h00: Jantar de confraternização

30/NOV
– 09H00: Trabalho em grupo
– 12h30: Intervalo
– 14h00: Balanço final dos trabalhos
– 15h00: Apresentação das soluções
– 16h30: Encerramento